59% das empresas investirão em e-mail marketing
SÃO PAULO – Estudo divulgado pela WBI Brasil indica que 59% das empresas brasileiras que mantêm operações na internet pretendem fazer campanhas de e-mail marketing.
A decisão acontece a despeito da diminuição de 2% em relação a 2003 no total de empresas que enviaram e-mail ao mercado. A freqüência de envio, por outro lado, aumentou.
De 2003 a 2005, a taxa de envio de mensagens de marketing uma vez por mês caiu de 50,15% para 24,70%, enquanto houve um crescimento médio de 2% para todos os outros períodos: quinzenal (10,21%), a cada 10 dias (5,18%), semanal (23,82%) e diário (22,49%).
A pesquisa identificou também o crescimento, no mesmo período, de pessoas que apagam e-mails comerciais sem sequer abri-los (25,77% para 39%), o que sugere um aumento de intolerância dos usuários com os spams. Isso é comprovado pelo aumento do número de pessoas que adotaram sistemas anti-spam: de 18,54% para 52,08%.
A pesquisa foi realizada de julho a setembro deste ano com 843 companhias com operações online.
12/2005
Paulo Silvestre, do Plantão INFO