Os benefícios da intranet para a empresa
Intranets são redes corporativas que utilizam tecnologia e infra-estrutura de internet. As intranets tem como principal objetivo a centralização das informações internas da empresa em um único local, com o intuito destas informações poderem ser facilmente acessadas e compartilhadas por pessoas autorizadas, de qualquer departamento da empresa.
A porta de acesso da intranet é um endereço de internet que pode ser acessado pelos integrantes da empresa mesmo que estes estejam em localidades distantes.
A intranet proporciona a empresa:
- Interligação de unidades e departamentos, mesmo que fisicamente separados;
- Diminuição de custos com telefonia, envio de correspondências, impressão de documentos etc;
- Aumento de produtividade dos funcionários que passam a acessar informações com facilidade e imediatamente;
- Aumento de eficiência administrativa e diminuição de erros operacionais, devido ao rápido acesso as informações disponibilizadas com exatidão;
- Facilidade e baixo custo para publicação de treinamentos, informativos, circulares e etc.
- Fácil e imediata distribuição de documentos, vídeos de treinamento, promocionais e etc.
- Facilidade para divulgação interna de seus produtos e serviços;
- Aumento da segurança a informações e documentos, que com a intranet passam ser protegidos, diminuindo e evitando a circulação de documentos impressos de mão em mão;
- Facilidade para realização de pesquisas de opinião;
- Racionalização de rotinas e processos internos;
- Criação de um valioso patrimônio cultural da empresa;
- Criação de um ambiente corporativo dinâmico e organizado;
- Criação de uma forte identidade corporativa
- Muitos outros benefícios.
Alguns exemplos de informações estáticas e dinâmicas que podem ser disponibilizadas em uma Intranet:
- Relatórios estratégicos para apoio à decisões;
- Consultas a resultados de vendas e finanças;
- Catálogo de Produtos, Especificações e Projetos em desenvolvimento;
- Tópicos mais importantes e mais utilizados do IOB e normas ISO, DIN e ABNT, além de artigos técnicos de interesse geral e específico;
Processos, listas de preços, faturamento, câmbio, boletins externos, índices oficiais, resultados operacionais, ramais telefônicos, CEP e outros; - Sistema de apoio a Vendas e Follow-up de Representantes;
- Normas próprias de alguns clientes;
- Planos de Marketing e Publicidade interna;
- Formulários padronizados para preenchimento de laudos técnicos, requisições de manutenção, exames de rotina dos funcionários;
- Políticas Internas: Administrativas, de RH, de Qualidade e de Preços;
- Padronização no Treinamento de funcionários;
- Calendário e Agendamento;
- Jornal Interno;
- TV Corporativa;
- Várias outras aplicações específicas para cada empresa.